História, Arte, Pintores Renascentistas, Esculturas, Arquitetura, Música, Poesia, Grandes Autores.
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Expressionismo
Movimento cultural no começo do século XX. Com mais interesse na interiorização da arte do que na exteriorização, projetado na arte um pensamento individual e subjetivo reflexo direto do mundo interior do artista expressionista. Plasma um grande número de campos: arquitetura, artes plásticas, literatura, cinema, teatro, dança, fotografia etc. Primeiro foi no campo da pintura...
terça-feira, 9 de novembro de 2010
Impressionismo
O Impressionismo é um movimento artístico surgido na França no século XIX que criou uma nova visão conceitual da natureza utilizando pinceladas soltas dando ênfase na luz e no movimento. Geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as nuances da luz e da natureza.
A arte alegre e vibrante dos impressionistas enche os olhos de cor e luz. A presença dos contrastes, da natureza, transparências luminosas, claridade das cores, sugestão de felicidade e de vida harmoniosa transparecem nas imagens criadas pelos impressionistas
domingo, 31 de outubro de 2010
PINTURA RENASCENTISTA
Em um período de ascensão da burguesia e de valorização do homem no sentido individualista, surgem os retratos ou mesmo cenas de família, fato que não elimina a produção de caráter religioso, particularmente na Itália. Nos Países Baixos destacou-se a reprodução do natural de rostos, paisagens, fauna e flora, com um cuidado e uma exatidão assombrosos, o que acabou resultando naquilo a que se deu o nome de Janela para a Realidade.
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
Deuses Gregos
Na concepção greco-romana, os imortais classificavam-se em: Divindades primordiais, superiores, siderais, dos ventos, das águas e alegóricas.
ZEUS
Zeus - O deus supremo do mundo, o deus por excelência. Presidia aos fenômenos atmosféricos, recolhia e dispersava as nuvens, comandava as tempestades, criava os relâmpagos e o trovão e lançava a chuva com sua poderosa mão direita, à sua vontade, o raio destruidor; por outro lado mandava chuva benéfica para fecundar a terra e amadurecer os frutos. Chamado de o pai dos deuses, por que, apesar de ser o caçula de sua divina família, tinha autoridade sobre todos os deuses, dos quais era o chefe reconhecido por todos. Tinha o supremo governo do mundo e zelava pela ordem e da harmonia que reinava nas coisas. Depois de ter destronado o sei pai, dividiu com seus irmãos o domínio do mundo. Morava no Olimpo, quando sacudia a égide, o escudo formidável que lançava relâmpagos explodia a procela. Casou-se com Hera, porém teve muitos amores.
ATENA era a Deusa grega da sabedoria
ATENA- Surgiu toda armada do cérebro de Zeus, depois de ter ele engolido seu primeira esposa Métis. Era o símbolo da inteligência, da guerra justa, da casta mocidade e das artes domésticas e uma das divindades mais veneradas. Um esplêndido templo, o Partenon, surgia em sua honra na Acrópole de Atenas, a cidade que lhe era particularmente consagrada. Obra maravilhosa de Ictino e de Calícrates, o Partenon continha uma colossal estátua de ouro dessa deusa, de autoria do famoso escultor Fídias.
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Deuses Gregos: Ártemis, uma das Divindades Primordiais.
Artemis - Deusas da caça, filha de Zeus e Leto, irmã gêmea de Apolo. Representava a mais luminosa encarnação da pureza feminina. Eram-lhe oferecidos sacrifícios humanos em tempos antiquíssimos. Deusa da Lua, declinava-se, circundada por suas ninfas, vagar de dia pelos bosques à caça de feras, à noite, porém, com o seu pálido raio, mostrava o caminho aos viajores. Quando a Lua, escondida pelas nuvens, tornava-se ameaçadora e incutia medo nos homens, tomava o nome de Hécate.
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
Pietá (1499)
É uma das famosas esculturas feitas pelo artista Michelangelo-Íncone da Renascença Italiana
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Caminho da arte...
O artista cria um universo de ficção, para os que imaginam a realidade. Muitas vezes, a arte é feita sem referências à emoção ( como na forma abstrata), apezar do estado de espírito implícito na obra estar perceptível. São muitos os exemplos de obras: esculturas, pinturas, poemas, arquitetura, filmes, música, artefato decorativo etc. É isso que pretendo implementar aqui, não sei se vou conseguir, pois é minha primeimeira experiência em Blog.
Assinar:
Postagens (Atom)