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sexta-feira, 15 de julho de 2011

Michelangelo

Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni (Caprese, 6 de Março de 1475Roma, 18 de Fevereiro de 1564), mais conhecido simplesmente como Miguel Ângelo (português europeu) ou Michelangelo (português brasileiro), foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente.



































Michelangelo
Retrato de Michelangelo, de 1564, executado por Daniele da Volterra a partir de sua máscara mortuária.
Nome completo Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni
Conhecido(a) por Davi
Teto da Capela Sistina
Pietà
Nascimento 6 de março de 1475
Caprese, Itália
Morte 18 de fevereiro de 1564 (88 anos)
Roma, Itália
Nacionalidade Italiana
Ocupação Escultor, Arquiteto, Poeta e Pintor
Movimento estético Renascimento e Maneirismo
AssinatuMichelangelo: A criação de Adão. Capela Sistinara Michelangelo Signature2.svg

Biografia

Primeiros anos

Michelangelo foi o segundo filho de Lodovico di Linardo Buonarroti Simoni e Francesca di Neri Buonarroti. Em sua certidão de batismo seu nome consta de duas formas,Michelagnelo e Michelagnolo Buonaroti; aparece na biografia de Vasari como  Michelagnolo Bonarroti e na de Condivi  Michelagnolo Buonarroti; quando jovem assinava como  Michelagniolo. Essas primeiras  biografias foram, escritas  quando ele ainda vivia em e sua fama estava no auge, e seus admiradores não contentes em estabelecer uma alta estirpe para sua família-cuja genealogia apare hoje como duvidosa- trataram de eventos relacionados ao seu nascimento e infância, supostamente proféticos de sua futura glória.
 


Fac-símile da certidão de batismo de Michelangelo. O original se encontra na Casa Buonarroti, em Florença.

Atribuída a Michelangelo: Santo Antônio atormentado por demônios, c. 1487-1488. Museu de Arte Kimbell.



Juventude

              


Giorgio Vasari: Retrato póstumo de Lorenzo de' Medici. Galleria degli Uffizi, Florença.
                                         Michelangelo não terminou seu aprendizado com os ghirlandaio. Um ano depois deixou o atelier  e entrou na proteção de Lorenzo de' Medici. Os outros autores divergem sobre as circunstâncias desse evento. Talvez  por temperamento rebelde ele tenha se tornado uma presença irritante para os seus mestres, também ele aparentemente não apreciava  tanto a pintura como a escultura; Barbara Somervill disse que seu pai, confiando na força de um parentesco distante com os Madici e na disposição de Lorenzo em ajudar seus familiares pobres, apelou para que ele o aceitasse como aprendiz; Vasari e Condivi alegam que foi por solicitação de Lorenzo Lodovico.

Michelangelo: Centauromaquia, .1492. Casa Buonarroti, Florença.

 De qualquer forma ele viajou para Roma em seguida e hospedou-se por um ano com Riario, mas para ele aparentemente não produziu nada. Sua obra seguinte, um Baco embriagado de grandes dimensões e traços claramente clássicos, foi feita a pedido do banqueiro Jacopo Galli, que solicitou ainda um Cupido em pé, e através de quem Michelangelo conheceu o Cardeal Jean de la Grolaye de Villiers, embaixador da França junto ao Vaticano, que encomendou a célebre Pietà, um tema raro na Itália mas comum na França, que foi imediatamente aclamada como uma obra-prima, alçando-o à fama. Logo recebeu outras comissões, incluindo quinze estatuetas de santos para o Cardeal Francesco Piccolomini, mas realizou destas apenas quatro, interrompendo o trabalho em 1501 para atender um chamado da Catedral de Florença

Michelangelo: Pietà, 1499. Basílica de São Pedro, Vaticano.

Rafael Sanzio: Retrato de Júlio II, 1511–1512. National Gallery, Londres.

Michelangelo: Um dos nus do teto da Capela Sistina.

Últimas décadas

 

Nessa fase Michelangelo deixou  um pouco de lado a escultura e voltou para a arquitetura, a poesia e a pintura. Paulo III o chamara para pintar a cena do Juízo Final na parede atrás do altar da Capela Sistina.


Maria e Jesus, detalhe do Juízo Final, 1534–41. Capela Sistina.

Giorgio Vasari: Tumba de Michelangelo. Basílica da Santa Cruz, Florença.


Personalidade

 

Quando adulto Michelangelo tinha uma estatura mediana e passuía ombros largos e braços fortes, resultado de suas infindáveis horas trabalando com a pedra.  Seu cabelo era escuro e seus olhos pequenos e castanhos, usava a barba divida em duas, tinha os lábios finos, o nariz quebrado de uma luta na juventude com Pietro Torrigiano, e sua testa era saliente. Não dava a mínima atenção à sua aparência física, vestia-se com roupas velhas, às vezes até esfarrapadas, que estavam invariavelmente sujas. Mesmo assim não raro dormia com elas e com seus sapatos.

 

 


Sebastiano del Piombo: Retrato de Michelangelo, c. 1520-1525.

Cópia de um original de Michelangelo ofertado a Tommaso dei Cavalieri: O rapto de Ganimedes, 1532. Royal Collection, Castelo de Windsor.
S'un casto amor, s'una pietà superna↓
S'un casto amor, s'una pietà superna,
s'una fortuna infra dua amanti equale,
s'un'aspra sorte all'un dell'altro cale,
s'un spirto, s'un voler duo cor governa;
s'un'anima in duo corpi è fatta etterna,
ambo levando al cielo e con pari ale;
s'Amor d'un colpo e d'un dorato strale
le viscer di duo petti arda e discerna;
s'amar l'un l'altro e nessun se medesmo,
d'un gusto e d'un diletto, a tal mercede
c'a un fin voglia l'uno e l'altro porre:
se mille e mille, non sarien centesmo
a tal nodo d'amore, a tanta fede;

  
Se um casto amor, se uma piedade sublime (tradução livre em prosa)↓
Se um casto amor, se uma piedade sublime,
se uma mesma fortuna une um par que se ama,
se a má sorte a ambos afeta,
se um só espírito, um só querer, governa dois corações;
se uma alma em dois corpos se torna eterna,
com as mesmas asas levando-os ao céu;
se Amor com um só golpe e só uma flecha dourada
fizer arder e testar dois peitos;
se cada um amar ao outro e não a si mesmo,
um só gosto e uma só delícia, a esta meta
se cada um dirigir sua vontade:
se tudo isso por mil se multiplicar, não faria ainda um centésimo
de tamanho laço de amor, de tanta fé;
e somente o desdém o pode quebrar e dissolver.

Michelangelo: Retrato de Vittoria Colonna, c. 1550. Museu Britânico, Londres.

Obra

 

Contexto, estilo e ideias sobre arte

Michelangelo viveu ao longo da última fase do Renascimento e na transição para o Maneirismo, uma época de intensos conflitos sociais e profundas mudanças na vida cultural. Quando jovem absorveu as lições do primeiro Renascimento, que estabelecera uma série de cânones técnicos e estéticos para a representação artística.

Michelangelo passou sua juventude em Florença quando ela estava no auge de seu prestígio político, econômico e principalmente cultural, sendo uma referência não só para a Itália mas para boa parte da Europa.

 

Michelangelo se distinguiu da estética renascentista abandonando a crença de que a Beleza é produzida por uma relação matemática de proporções entre as partes do todo, e confiava antes nos sentidos. Dizia que é mais necessário ter um compasso no olho do que nas mãos, pois as mãos produzem a obra, mas quem a julga é o olho.

Michelangelo: Detalhe do Juízo Final, Capela Sistina, Vaticano

Michelangelo: A figura feminina da Sibila Cuméia. Capela Sistina, Vaticano.

Michelangelo: Escravo moribundo, 1513-1515. Museu do Louvre, Paris.



Num poema escreveu:

"Vejo em tua bela face, meu Senhor,
aquilo que não posso expressar nesta vida.
A alma, ainda vestida de carne,
com aquilo tantas vezes é transportada para Deus."[84]
Em outro, disse:
"Meus olhos, buscando coisas belas,
e minha alma, buscando a salvação
não têm outro poder de ascender ao céu
senão contemplando tudo que é belo".[85]

Escultura

 


Michelangelo: David, 1501 - 1504. Galleria dell'Accademia, Florença.

Michelangelo: Moisés, 1513–1515. Igreja de São Pedro Acorrentado, Roma.

Pietà de Florença, c. 1550. Museo dell'Opera del Duomo.

 

 

Michelangelo via a si mesmo acima de tudo como um escultor. Participou do debate teórico da época sobre qual das artes seria a mais nobre, a chamada questão do paragone, e se posicionou do lado dos escultores. Em uma carta escrita para Benedetto Varchi 

 

Pintura

 








Figura de Daniel na Capela Sistina, antes e depois do restauro.
 

Michelangelo: O Juízo Final. Capela Sistina.

Michelangelo: A conversão de Saulo, Capela Paulina.



Michelangelo: Tondo Doni, c. 1504. Galleria degli Uffizi.




Arquitetura

 

Vasari disse que os arquitetos do século XV haviam levado a arquitetura a um alto nível, mas careciam de um elemento que os impediu de atingirem a perfeição - a liberdade.

Michelangelo: Detalhe do vestíbulo da Biblioteca Laurenciana.

Michelangelo: Projeto da praça do Capitólio, Roma.

Michelangelo: Planta da Basílica de São Pedro, 1546.



Desenho

 

 A maior parte dos desenhos de Michelangelo que sobrevivem são esboços preparatórios para suas obras em escultura e pintura.


Michelangelo: Estudo para o Adão da Capela Sistina, c. 1510. Museu Britânico, Londres.

Michelangelo: Tytus, c. 1533, para Tommaso dei Cavalieri. Royal Collection, Castelo de Windsor.

Poesia

 

Non pur d'argento o d'oro↓ Nem só de prata ou ouro (tradução livre)↓
Non pur d'argento o d'oro
vinto dal foco esser po' piena aspetta,
vota d'opra prefetta,
la forma, che sol fratta il tragge fora;
tal io, col foco ancora
d'amor dentro ristoro
il desir voto di beltà infinita,
di coste' ch'i' adoro,
anima e cor della mie fragil vita.
Alta donna gradita
in me discende per sì brevi spazi,
c'a trarla fuor convien mi rompa e strazzi.[121]
Nem só de prata ou ouro
fusos no fogo, ainda espera ser cheia,
oca da obra feita,
a fôrma, que só a revela ao quebrar;
eu também, a queimar
de amor, por dentro eu forro
o anelo oco pela beleza infinda
daquela que eu adoro,
alma e coração desta frágil vida.
Nobre dama, e bem-vinda,
em mim desce por tão finos espaços,
que a extraí-la me rompo em pedaços.

 Para Altizer este poema exemplifica o melhor da produção de Michelangelo.

 

"Calai todos vós, pálidas violetas,
e líquidos cristais, e bestas pétreas:
ele fala coisas, e vós dizei só palavras".

 











Michelangelo: A criação de Adão.
Capela Sistina.




Daniele da Volterra: Retrato de Michelangelo, c, 1553. Museu Teyler, Haarlem.
 
 
 
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 

















Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.









 

 

 

  

 

 

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