World time

sábado, 23 de julho de 2011

Ticiano

Renascimento


Ticiano Vecellio

Ticiano, Autorretrato
Nascimento 1473 a 1490
Pieve di Cadore, Itália
Morte 27 de agosto de 1576
Veneza, Itália
Nacionalidade Italiano[N. a]
Ocupação pintor
Movimento estético Renascimento

Ticiano Vecellio ou Vecelli (Pieve di Cadore cerca de 1473/1490 - Veneza 27 de agosto de 1576) foi um dos principais representantes da escola veneziana no Renascimento antecipando diversas características do Barroco e até do Modernismo. Ele também é conhecido como Tizian Vecellio De Gregorio, Tiziano, Titian ou ainda como Titien.
Reconhecido pelos seus contemporâneos como "o sol entre as estrelas", Ticiano foi um dos mais versáteis pintores italianos, igualmente bom em retratos ou paisagens, temas mitológicos ou religiosos.
Se tivesse morrido cedo, teria sido conhecido como um dos mais influentes artistas do seu tempo, mas como viveu quase um século, mudando tão drasticamente seu modo de pintar, vários críticos demoram a acreditar se tratar do mesmo artista. O que une as duas partes de sua obra é seu profundo interesse pela cor, sua modulação policromática é sem precedentes na arte ocidental.

Biografia

Infância

Ticiano era um dos quatro filhos de Gregório Vecelli, destacado soldado e funcionário do estado, e de sua esposa Lúcia. Perto dos dez anos de idade foi levado por seu irmão, o também pintor Francesco Vecellio, para Veneza, onde entrou como aprendiz de Sebastian Zuccato, celebre por seus mosáicos. Após quatro ou cinco anos passou ao estúdio de Giovanni Bellini, naquele tempo o mais notável artista da cidade. Ali entrou para um grupo de jovens que incluia Palma de Serinalta, Lorenzo Lotto, Sebastiano Luciani e Giorgione.



Primeiros trabalhos

Um afresco de Hércules no palácio Morosini é tido como um dos seus primeiros trabalhos, assim como A Virgem e a Criança no Belvedere Viena, e A Visitação de Maria e Isabel, do convento de Santo André, hoje na Academia de Veneza.
Tiziano formou uma parceria com Giorgione, e é difícil distinguir seus trabalhos iniciais. O primeiro só de Ticiano, reconhecidamente, é um pequeno Ecce Homo da escola de São Roque. Os dois jovens mestres foram logo reconhecidos como líderes de sua nova escola moderna, que tornou suas pinturas mais flexiveis, livres da simetria e das convenções hierárquicas que ainda estavam presentes nas obras de Bellini.
Em 1507, Giorgione foi escolhido para executar os afrescos na reerguida Fondaco de Tedeschi (de uma corporação de comerciantes alemães), onde Tiziano e Feltre trabalharam, restando alguns fragmentos reconhecidos como seus pelas gravuras de Fontana.



Crescimento


Detalhe da Anunciação, óleo sobre madeira, Bréscia

Giorgione morreu em 1510 e Bellini, ja ancião, em 1516, deixando Tiziano, já com algumas obras de vulto em seu currículo, sem rival na escola veneziana. Por sessenta anos, ele foi o líder absoluto e indisputado, o mestre oficial e o pintor laureado da Sereníssima República de Veneza.
Durante este período (1516 - 1530), que podemos chamar de crescimento até a maturidade, o artista libertou-se das tradições de sua juventude, procurando personagens mais complexos e, pela primeira vez tentando um estilo monumental.
Em 1518 produziu para o altar da igreja de Fran A Consumação da Madona, hoje na Academia de Veneza, que excitava os sentidos, começando uma peça multicolorida numa escala tão grande como a Itália ainda não vira.



Maturidade


Carlos V en Mühlberg, 1548,
Museu do Prado, Madri


Durante o próximo período (1530 - 1550), como já se esboçava no seu Martírio de São Pedro, Tiziano se devotou mais e mais a um estilo dramático. Desta época é a representação da cena histórica da Batalha de Cadore, infelizmente desfigurada ou mutilada em sua maior parte, mas que mostra o esforço do artista de se superar. Como A Guerra de Pisa, A Batalha de Anghiari e A Batalha de Constantinopla foram consumidas pelo fogo que ardeu no Palácio do Doge. Existe apenas uma cópia pobre e incompleta no Uffizi e uma medíocre gravura por Fontana.
Do mesmo modo O Discurso do Marques de Vasto, de 1541 em Madri, foi parcialmente destruído por fogo, mas essa vertente de sua obra está bem representada por Apresentação da Virgem Sagrada (1539) hoje em Veneza, um de seus mais famosos quadros, e por Ecce Homo (1541), em Viena, uma das mais patéticas e longevas de suas obras-primas.



Últimos anos


Mãe dolorosa em oração, óleo sobre madeira, Museu do Prado, Madri


Durante os últimos anos de sua vida (1550 - 1576) o artista mais e mais absorvido em seu rendoso trabalho como retratista, e também mais crítico e perfecionista, terminou poucos grandes trabalhos. Alguns ficaram dez anos no estúdio, sendo retocadas e retomadas, constantemente adicionando expressões , concisão e sutileza.
Para cada problema estético que se apresentava, ele elaborava uma nova e mais perfeita fórmula. Ele nunca igualou a emoção e tragédia da Coroação de Espinhos, hoje no Louvre; na expressão do divino e do mistério, nada mais poético que Peregrinação de Emaú. Nunca fez nada mais brilhante e grande que O Doge Grimani de Veneza ou A Trindade em Madri.

Retrato de Pietro Aretino, 1512,
Palácio Pitti, Florença


Familiares e alunos

Vários outros artistas da família Vecelli navegaram nas águas de Tiziano, como seu irmão Francesco, o sobrinho Marco di Tiziano, que frequentava a casa do tio, Frabizio di Ettore, de outro ramo da família, Tommaso Vecelli e Girolamo di Tiziano. Várias obras foram retocadas pelo mestre mas nenhum lhe fez sombra. Entre seus numerosos aprendizes, destacaram-se Paris Bordone e Bonifazio com sua excelência. Domenico Theotocopuli, melhor conhecido como El Greco, foi empregado como encarregado de fazer gravuras de suas pinturas. Ele disse que muitas vezes o próprio Ticiano gravava no cobre ou na madeira.


Localização das obras

Relação dos museus que contém obras de Ticiano .
  • Louvre, Paris:
    • A Virgem com o coelho,
    • Entombment,
    • Jovem no toucador,
    • Antiope,
    • Coroação de Espinhos,
    • Conselho de Trento
  • Fondazione Magnani-Rocca, Parma
  • Galleria dell'Accademia, Veneza:
    • A Visitação de Maria e Isabel,
    • A Consumação da Madona,
    • Apresentaçãp da Virgem Sagrada,
    • Ecce Homo,
    • O Doge Grimani,
  • Museo do Prado, Madri:
    • Eleonora de Portugal,
    • Carlos V com Cão de Caça,
    • Carlos V em Mühlberg,
    • O Discurso do Marques de Vasto,
    • A Trindade,
  • Scuola Grande di San Rocco, Veneza;



                                                                                           Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.                                                            




Nenhum comentário:

Postar um comentário